Skip to content

Posições do FIFA: entenda as siglas e veja dicas de escalação

posições fifa heading

Entender as posições FIFA é muito importante se você quer jogar bem e estar preparado para mudar a escalação do seu time em qualquer situação.

Por exemplo, se você acabar com um jogador que é Ponta Esquerda, como o Neymar, machucado e não tiver nenhum outro ponta esquerda no seu banco de reservas, é possível substituí-lo por outro jogador, como o Rashford, que é Meia-esquerda e ele vai executar basicamente as mesmas funções.

Entender como funcionam as posições é fundamental para que você monte uma escalação que faça sentido e coloque no banco jogadores que possam substituir outros sem grandes problemas e sem que você precise mudar a formação do seu time.

Isso é especialmente útil em partidas online, onde não temos o tempo necessário para pausar a partida e pensar estrategicamente em qual decisão tomar.

Por isso, hoje o Futrading traz pra você um resumão com todas as posições do FIFA e quais delas podem ser utilizadas e substituídas em outras posições.

Assim, você estará sempre preparado para enfrentar qualquer inimigo que cruzar o seu caminho quando estiver jogando o Ultimate Team. Boa leitura!

Leia também: Como marcar no FIFA? Confira as dicas para melhorar a marcação

O que são as posições do FIFA?

As posições do FIFA nada mais são do que as posições em que os jogadores jogam. É idêntico ao que estamos acostumados no futebol da vida real, onde temos atacantes, goleiros, meio-campistas, zagueiros, laterais e pontas.

Quais são as posições FIFA? 

Confira agora a lista completa com todas as posições do FIFA:

Goleiro (GOL / GK)

O Goleiro, representado pela sigla GOL (ou GK em inglês – Goalkeeper), é uma das posições mais importantes do jogo.

Seja no modo carreira ou jogando partidas online no Ultimate Team, é fundamental que você sempre tenha dois goleiros a sua disposição: um em campo e outro no banco de reservas.

Isso porque sabemos que tudo pode acontecer dentro das partidas de FIFA. Então, caso o seu goleiro se machuque ou acabe tomando um cartão vermelho, é importante que você tenha outro no banco de reservas para substituí-lo. 

Zagueiro (ZAG / CB)

Os zagueiros, por sua vez, representados pela sigla ZAG (CB em inglês – Central Back), formam a parte mais importante da sua defesa em campo.

É interessante que você tenha um outro no banco de reservas para o caso de algo acontecer com um dos que está em campo, especialmente se você joga com uma escalação com dois zagueiros.

Uma alternativa é ter dois laterais no banco, já que muitos jogadores dessa posição também podem atuar como zagueiros sem perder pontos de overall.

Lateral Direito (LD / RB)

Já o lateral direito, representado pela sigla LD (RB em inglês – Right Back), é aquele que cuida da defesa do lado direito do campo.

A grande maioria dos jogadores que jogam nessa posição também podem ser escalados para jogar na posição de lateral esquerdo.

Alguns desses jogadores também podem ser escalados em jogos como zagueiros ou então como meias-esquerdos ou meias-direitos, pois atuam bem tanto no ataque quanto na defesa.

No FIFA 21, os laterais que também podem jogar como meia-direito ou meia-esquerdo eram representados pela sigla ADD, de Ala Direito.

Entretanto, no FIFA 22 essa sigla deixou de existir. Em todo caso, checar o site SoFIFA. É a melhor opção para saber quais jogadores podem ser escalados nessas posições.

Lateral Esquerdo (LE / LB)

O lateral esquerdo, representado pela sigla LE (LB em inglês – Left Back), é o jogador responsável por fazer a defesa do lado esquerdo do campo. 

Assim como os laterais direitos, os laterais esquerdos também podem ser escalados como laterais direitos se houver essa necessidade.

Alguns desses jogadores, assim como os laterais direitos, também podem ser escalados como zagueiros ou então como meias-esquerdos ou direitos.

Em todo o caso, é só seguir a dica que demos no tópico anterior e ficar ligado no SoFIFA.

Volante (VOL / CDM)

O volante, representado pela sigla VOL (CDM em inglês – Central Defensive Midfielder) age como um meio campista mais defensivo, mas no fim das contas, acaba agindo como um faz tudo dentro do meio de campo.

Ele pode ser responsável por armar jogadas interessantes e passar para os outros jogadores do meio de campo para que a bola chegue até os pés do atacante.

Meio Campista (MC / CM)

Já o meio campista, representado pela sigla MC (CM em inglês – Central Midfielder) é o meio campista central, responsável por armar as jogadas.

Em casos muito difíceis, você pode colocar um meia-direita, meia-esquerda ou meia-ofensivo para atuar nessa posição se necessário.

Meia-Direito (MD / RM)

O Meia-Direito, representado pela sigla MD (RM em inglês – Right Midfielder) é um jogador um pouco mais versátil, que pode ser escalado no lugar dos pontas do seu time.

Ele pode ser substituído pelo meia-esquerdo sem grandes problemas. Em alguns casos, ele pode perder alguns pontos, mas existem jogadores que vão bem nas duas posições.

Ele é um tipo de meio campista mais ofensivo, mas não se dá tão bem nas posições mais centrais do campo.

Em caso de necessidade, ele pode ser substituído por um ponta ou então por um meia-ofensivo.

Meia-Esquerdo (ME / LM)

Já o meia esquerdo, representado pela sigla ME (LM em inglês – Left Midfielder) é um jogador que fica na parte ofensiva na esquerda.

Assim como o meia-direito, ele também pode jogar na posição oposta, sendo que existem vários jogadores que são versáteis e podem atuar dos dois lados do campo.

Assim como o meia-direito, esses jogadores só não costumam jogar muito bem na posição ofensiva mais central (embora existam exceções, como Jadon Sancho) e podem ser substituídos por jogadores que atuam como pontas.

Meia-Ofensivo (MEI / CAM)

O Meia-Ofensivo, representado pela sigla MEI (CAM em inglês – Central Attacking Midfielder), por sua vez, é um tipo de meio campista que joga mais avançado, em uma posição mais adequada para o ataque.

São os jogadores mais versáteis do game, sendo que podem substituir meias-esquerdos, meias-direitos, pontas-esquerdos, pontas-direitos e segundo atacantes.

Ponta Esquerda (PE / LW)

O ponta esquerda, representado pela sigla PE (LW em inglês – Left Wing) é um jogador de ataque que joga pela esquerda. É o caso do Neymar e do Vinícius Jr, por exemplo, e são alguns dos jogadores mais rápidos do jogo.

Alguns desses jogadores são mais versáteis e conseguem jogar bem dos dois lados do campo, como Ansu Fati, por exemplo, enquanto outros também conseguem jogar como meias-ofensivos ou então segundo atacantes. 

Ponta Direita (PD / RW)

O ponta direita, representado pela sigla PD (RW em inglês – Right Wing) por outro lado, é um jogador de ataque que prioriza o avanço pelo lado direito. É o caso de Lionel Messi e Federico Chiesa, por exemplo.

Assim como os pontas esquerdas, os pontas direitas costumam ser jogadores muito rápidos e com ótimas habilidades driblando oponentes.

Muitos deles também jogam bem na posição de meias-ofensivos ou segundo atacantes e alguns jogadores jogam bem dos dois lados do campo.

Segundo Atacante (SA / CF)

O segundo atacante, representado pela sigla SA (CF em inglês – Center Forward), por sua vez, é um jogador que é quase um meia-ofensivo, mas que é ainda mais avançado dentro de campo.

É o caso de jogadores como João Félix, do Atlético de Madrid, ou Karim Benzema, do Real Madrid.

Esses jogadores costumam ser bem rápidos e são ótimos para jogar em uma formação de falso 9.

Atacante (ATA / ST)

posições fifa atacante

Por fim, temos os atacantes, representados pela sigla ATA (ST em inglês – Striker) é a posição mais importante do ataque.

Alguns exemplos de jogadores que jogam nessa posição são Kylian Mbappe, Erling Haaland, Robert Lewandowski e Cristiano Ronaldo.

Geralmente são jogadores rápidos e quem tem uma boa habilidade para chutar a bola corretamente para dentro do gol.

A maioria dos jogadores dessa posição não conseguem jogar em outras posições, mas existem opções versáteis, como Kylian Mbappe, que pode ser colocado como ponta esquerda ou direita no seu time sem grandes problemas.

Compre seus FIFA Coins com o Futrading! Aqui, seu pedido chega em até 20 minutos!

Conclusão

Como você viu, existem várias posições e possibilidades que você pode utilizar quando estiver jogando tanto no modo carreira quanto no Ultimate Team.

Conhecer todas essas posições e como trocar os jogadores dentro de campo é especialmente importante em partidas online, onde você não vai ter o tempo necessário para parar o jogo e pensar em todas as estratégias que pode utilizar.

E aí? Curtiu o texto de hoje? Então deixe um comentário! Muito obrigado pela leitura!

Posts Recomendados