Skip to content

Aprenda todas as formações e domine as Táticas no FIFA Ultimate Team!

táticas fifa

Aprender todas as táticas FIFA é essencial se você quer jogar bem no Ultimate Team. Dependendo do tipo de jogador que você está enfrentando, as vezes é necessário tomar decisões difíceis dentro de campo.

Por isso, saber como funcionam todas as formações é muito importante para conseguir fazer com que o seu time jogue bem e que nenhum vacilo aconteça no correr da partida e você acabe tomando um gol de bobeira.

Por isso, hoje o Futrading está trazendo um texto especial onde vamos te explicar a maioria das formações disponíveis no FIFA e como utilizá-las para fazer um time matador! Confira:

4-2-3-1

A formação 4-2-3-1 é formada por 2 zagueiros, 2 laterais (que podem ser substituídos por alas), dois meios campistas defensivos (Volantes ou Meio Campistas), 3 meio campistas avançados (Pontas, Meia Ofensivos, Meia Direita ou meia Esquerda) e um atacante.

É uma formação clássica que pode ser utilizada tanto em uma escalação mais aberta, quanto mais fechada.

O que você deve observar nessa formação?

Na formação 4-2-3-1 você precisa ter em mente que terá somente 2 zagueiros em campo para te ajudar na defesa e, embora os laterais também atuem de maneira defensiva, eles também podem agir como alas e ir mais para frente para tentativas de gol.

4-2-2-2

A formação 4-2-2-2, por outro lado, é formada por dois atacantes, que podem ser atacantes tradicionais ou uma dupla formada por um atacante e um segundo atacante.

Na parte de traz do campo, você terá dois zagueiros e dois laterais, que também podem agir como alas, enquanto no meio campo você terá dois meio campistas, que podem ser defensivos ou avançados, e dois pontas ou meias dos lados esquerdo e direito do campo.

O que você deve observar nessa formação?

Essa formação tem uma boa qualidade defensiva, entretanto, é mais elaborada para se você quiser jogar de maneira avançada, trocando passos entre os atacantes.

5-2-3

A formação 5-2-3, por outro lado, é indicada para jogadores que ainda não desenvolveram muito bem as suas qualidades defensivas.

A defesa é formada por 3 zagueiros e 2 laterais, o que faz com que você tenha mais chances de roubar a bola no campo defensivo.

O que você deve observar nessa formação?

A formação 5-2-3 é excelente para quem está começando a desenvolver suas habilidades na defesa, entretanto, ela acaba pecando por deixar o meio campo meio despovoado.

Por isso, é interessante que você coloque meio-campistas mais ofensivos, para dar suporte ao seu time de ataque.

Tenha em mente que, durante as partidas, o seu time vai jogar com uma estratégia muito mais defensiva, mas você terá muitas oportunidades de contra-ataque. Portanto, faça questão de colocar jogadores rápidos no meio de campo e no campo de ataque.

Priorize a escolha de pontas para a parte ofensiva das laterais, pois eles tendem a ser mais rápidos que os meias direito e esquerdo.

Como atacante, você até pode ter um jogador um pouco mais truncado se tiver um meio de campo e pontas rápidos. O importante é que o atacante tenha uma boa precisão nos chutes e que tenha uma força considerável, pois penetrar a defesa pode ser um pouco difícil com tão poucos jogadores no campo de ataque.

4-1-4-1

A formação 4-1-4-1 é formada por 2 zagueiros, 2 laterais, um volante, 4 meio campistas mais ofensivos e um atacante.

Ela é bem equilibrada e vai garantir um meio de campo sólido nas suas partidas, entretanto, é preciso observar alguns detalhes, que veremos a seguir:

O que você deve observar nessa formação?

O principal ponto fraco do 4-1-4-1 é que você vai ter poucos jogadores no ataque. O seu meio campo vai ser sólido e eficiente, entretanto, o seu ataque vai precisar ser mais preciso e rápido.

Portanto, se você quer utilizar essa formação, é importante que você escolha um atacante bem rápido, mesmo que isso acabe prejudicando um pouco a qualidade dos chutes.

4-3-3 (Falso 9)

táticas fifa falso nove

O 4-3-3 Falso 9 é uma das escalações mais interessantes para se utilizar quando estiver jogando contra formações 4-2-3-1, 4-3-1-2, 4-1-2-1-2 e 3-5-2.

Nela, você terá 2 zagueiros, 2 laterais, 3 meio campistas e 3 jogadores que vão atuar mais avançados, no ataque.

Confira a seguir o que você deve observar ao utilizar essa formação.

O que você deve observar nessa formação?

Ao utilizar o Falso 9, é importante que você escolha pontas e meio campistas que sejam muito ágeis para jogar para frente.

No ataque central, ao invés de um atacante, o ideal é que você escale um segundo atacante, pois assim vai poder avançar pelas laterais e fazer gols através de passes rápidos no campo inimigo, entretanto, ela não é ideal para cruzamentos.

Trata-se de uma formação bastante equilibrada e que se adequa bem para quem gosta de romper a defesa contrária e deixar o jogador inimigo confuso.

3-1-4-2

Na formação 3-1-4-2, você vai jogar com 3 zagueiros, um meio campista defensivo, 4 meio campistas ofensivos e dois atacantes.

Ela peca um pouco na defesa, mas garante um ataque mais sólido e capaz de deixar o inimigo confuso e sem saber o que fazer como resposta.

Entretanto, existem alguns fatores que você deve levar em consideração ao utilizar essa formação. Confira:

O que você deve observar nessa formação?

A formação 3-1-4-2 peca um pouco na questão defensiva. Sim, você terá 3 zageuiros no seu time, entretanto, vai perder os seus laterais.

Uma maneira de tentar reverter esse problema é colocando laterais que possam atuar como alas nas partes mais ofensivas do campo. Assim, você vai conseguir roubar a bola do time inimigo antes de eles conseguirem armar um contra ataque.

Compre os seus FIFA Coins com o Futrading! Aqui, seu pedido chega em até 20 minutos!

Conclusão

Como você viu, conhecer todas as táticas do FIFA é muito importante para que você consiga organizar o seu time e se preparar para enfrentar os melhores jogadores do FUT.

Independentemente da formação que você escolher, para se dar bem no Ultimate Team, é muito importante que você treine bastante, pois a maioria dos jogadores do FUT tem muita habilidade e é preciso estar bem preparado para enfrentá-los.

Aqui no blog do Futrading, já trouxemos diversos textos te ensinando e dando dicas de como melhorar tanto no ataque quanto na defesa.

Por isso, não deixe de conferir as novidades do nosso blog. E quando precisar de FIFA Coins para comprar aquela carta que você já está namorando há um tempo, conte com o Futranding.

Aqui, seu pedido chega em até 20 minutos e contamos com garantia anti-ban! Muito obrigado pela leitura!

Posts Recomendados