Skip to content

FIFA 21 Times Brasileiros: descubra com quais times você pode jogar!

fifa-21-times-brasileiros

No FIFA 21, times brasileiros estão presentes, mas não em sua totalidade. Apesar de termos times grandes, como Fluminense, Internacional, Santos, etc., não são todos os times do campeonato Brasileiro que estão presentes no game.

Isso acontece já há alguns anos por conta do modo como o direito à imagem dos jogadores é licenciado no Brasil. Ao contrário dos outros países, existem algumas peculiaridades na legislação brasileira que tornam esse processo um pouco mais difícil.

Confira a seguir quais são os times brasileiros presentes no FIFA 21 e as razões por trás dessa escassez no texto a seguir. Boa leitura!

Quais São os Times Brasileiros no FIFA 21?

Como vimos, o FIFA 21 não trás todos os times de todos os campeonatos que correm no Brasil hoje em dia. Isso se deu por conta de algumas questões contratuais e por conta da Lei Pelé, que vamos explicar mais a frente no texto.

Ao todo, o FIFA 21 conta com 17 times brasileiros disponíveis para jogar. Confira a seguir a lista de times Brasileiros presentes no FIFA 21:

  • Athlético Paranaense;
  • Atlético Mineiro;
  • Atlético Goianiense;
  • Bahia;
  • Botafogo;
  • Ceará;
  • Coritiba;
  • Fluminense;
  • Fortaleza;
  • Goiás;
  • Grêmio;
  • Internacional;
  • Santos.

Contudo, ainda existem outros times brasileiros presentes no game, pois a EA fechou contrato com a Copa Libertadores da América.

Com isso, times como Palmeiras, Flamengo, São Paulo, Vasco e outros times que disputam a Copa Libertadores e a Copa Sul-Americana e  estão listados dentro da bandeira da Conmebol estão no game, mas sem os seus elencos originais.

Quais Times Brasileiros Não Estão no FIFA 21?

fifa-21-times-brasileiros-lei-pele

Dos times brasileiros que disputam hoje a Série A do Campeonato Brasileiro, apenas Corinthians, RB Bragantino e Sport ficam de fora do FIFA 21.

Esses times, assim como todos os times da série B do Brasileirão, estão disponíveis no concorrente direto, o Pro Evolution Soccer 2021 (PES 2021), da Konami.

Por causa disso, os jogadores dos times são todos atletas aleatórios, criados pela EA para que o time tivesse ao menos um elenco.

Como Jogar com Times Brasileiros do FIFA 21?

Se você escolher um dos 17 times brasileiros licenciados no FIFA 21 que citamos anteriormente, você vai reconhecer o rosto e os nomes dos jogadores.

No caso, só é possível participar do modo Carreira e de outros modos de jogo exclusivos do FIFA 21 com esses times brasileiros.

Caso você tente jogar o modo carreira com o Corinthians, por exemplo, não vai conseguir.

Como vimos anteriormente, esses times estão no game só por disputarem a Libertadores da América, sendo que nem o seu elenco original está presente.

Ou seja, enquanto com os times licenciados é possível jogar qualquer modo de jogo, com esses outros times, só é possível jogar partidas soltas e sem o elenco original.

No caso dos outros clubes (licenciados) é possível jogar com os atletas do mundo real e participar de todos os outros modos de jogo.

Por Que os Times Brasileiros Não Tem Jogadores Reais no FIFA 21?

Já faz alguns anos que alguns clubes Brasileiros do FIFA 21 não contam com um elenco de jogadores reais.

Apesar de isso ser bastante frustrante para players brasileiros que queiram jogar com seus ídolos, há uma explicação por trás disso, a“Lei Pelé”.

Em março de 1998, a Lei Pelé (Lei No 9.615/98) foi criada com o intuito de dar mais transparência e profissionalismo ao esporte nacional.

Dentre outras coisas, a lei instituiu o fim do passe nos clubes de futebol, instituiu o direito do consumidor nos esportes, disciplinou a prestação de contas por dirigentes de clubes e a criação de ligas, federações e associações de vários esportes.

A ideia por trás da Lei Pelé, nesse caso, era mais ampla: dar mais autonomia aos jogadores.

Antes da Lei Pelé, jogadores não podiam deixar os seus clubes sem autorização dos próprios clubes nem mesmo estando sem contrato (e portanto sem salário).

Nessa época, os clubes negociavam entre si e o atleta não tinha direito a 15% do valor de sua negociação.

Ou seja, não havia transparência nos valores negociados, o que atravancava o mercado e o esporte em geral no país, já que o atleta não tinha escolha nem a possibilidade de tomar decisões sobre o próprio futuro.

Acontece que a Lei, apesar de suas boas intenções, teve consequências diretas para o desenvolvimento de games como o FIFA 21.

Os clubes passaram a não ser mais detentores dos direitos de imagem dos seus atletas.

Por causa disso, fica mais difícil para a EA conseguir um contrato com todos os atletas de todos os times brasileiros – pra não dizer impossível.

Se antes o direito à imagem era negociado diretamente com as ligas e campeonatos, com a Lei Pelé, esse processo ficou bem mais difícil, sendo necessário negociar com cada clube, sendo que os contratos envolvem exclusividade.

Assim, quando um time como o Flamengo assina um contrato de licenciamento exclusivo com a Konami e aparece no PES 21 com seu elenco completo, a EA fica impedida de usar o elenco original do Flamengo no seu game, por mais que ele dispute outros campeonatos (Libertadores) a que a EA tem direito.

Quais os Campeonatos Brasileiros Poderá Jogar no FIFA 21?

fifa-21-campeonatos-disponiveis

No FIFA 21, não é possível jogar o Campeonato Brasileiro Série A, nem a Série B, nem ao menos a Copa do Brasil, pois todos esses campeonatos foram licenciados para a Konami, ou seja, estão disponíveis no concorrente, o PES 21.

Para resolver esse problema e ter ao menos um campeonato só com times brasileiros, a EA criou a Liga do Brasil, que contém os 17 times licenciados pela empresa e seus respectivos elencos originais.

Não é a mesma coisa do que jogar o Brasileirão Série A, mas ao menos a EA detém os direitos da Copa Sul Americana e a Taça Libertadores da América.

Compre suas FIFA Coins 21 no Futrading e receba seu pedido em até 20 minutos!

Conclusão

EA não tem direito sobre a imagem de todos os jogadores que disputam os campeonatos brasileiros e nem fez acordo com todos os clubes, o que faz com que muitos deles nem apareçam no game, ou apareçam com times genéricos.

Apesar de isso ser muito frustrante para fãs de futebol que gostariam de jogar com seus ídolos, esse problema acontece em decorrência de uma lei que tinha ótimas intenções durante a sua criação, mas que acabou causando problemas.

Uma forma de mudar essa situação é pressionando para que se ache uma alternativa para que os times brasileiros estejam completos em ambos os simuladores.

Tanto o FIFA 21 quanto o PES 21 são janelas para os times brasileiros no exterior.

E, ao não ter todos os times em ambos os jogos, quem sai perdendo é o futebol brasileiro.

Posts Recomendados